Benefícios

As empresas associadas ao sindicato têm acesso a produtos e serviços oferecidos pelo Sistema FIRJAN. Entre outras vantagens, os associados recebem informativos setoriais específicos e bolsas de estudo de um ano em cursos profissionalizantes, através do SENAI Rio. Em alguns casos, essas oportunidades também valem para filhos de funcionários.

“A ideia é fortalecer os sindicatos e, assim, tornar as empresas mais competitivas, por entenderem que ações coletivas resguardam as empresas, sem esquecer a importância de haver maior diálogo com outros sindicatos”, diz Angela Cunha, assessora da Gerência Geral de Suporte Sindical e Empresarial.

O Sistema FIRJAN oferece ainda serviços de saúde ocupacional e cursos de capacitação profissional, tais como os de segurança do trabalho, além de assessorias nas áreas de meio ambiente e tecnologia.

Programa de Saúde Ocupacional - Entre as vantagens oferecidas pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), são destaques o desconto de 25% na taxa de manutenção do programa; outro de 40% nos exames laboratoriais de análise clínica (com base na tabela AMB-92); de 30% nos exames radiológicos (base tabela CBR), e de 10% sobre o custo total do documento base.

Ainda na área de Saúde Ocupacional, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), dá isenção ao documento base (atualmente cobrado de acordo com o porte e número de empregados), enquanto na avaliação de riscos, concede 25% de descontos no caso de problemas com ruído (pontual), temperatura, gases e vapores orgânicos voláteis. Empresas de risco 1 e 2 terão direito a desconto de 10%; as de risco 3 e 4 receberão um desconto de 5%. Observação: a metodologia proposta é válida quando a empresa desenvolver os dois programas, junto com o SESI-RJ. Em Odontologia, os descontos variam de 10 a 15% na contratação das unidades móveis do SESI-RJ.

Educação Básica - No ensino fundamental são oferecidos descontos de 15%, e de 5% no ensino médio, em classes com no máximo 40 alunos e no mínimo 30. Prevista também está a manutenção da equipe técnica (professores e material didático fornecido pelo SESI-RJ). Ainda em educação básica, para o atendimento na própria unidade, o contrato precisa ser assinado como Pessoa Jurídica, com descontos de 15% no ensino fundamental; e 5% no ensino médio. Aplica-se o desconto no valor da mensalidade para os empregados (e seus dependentes) das empresas que aderirem à Gerência de Associativismo que se matricularem nas escolas do SESI-RJ em todo o estado.

Educação Profissional - Descontos de até 25% para turmas fechadas patrocinadas pela empresa ou grupo de empresas. Além disso, haverá desconto de 15% para alunos em turmas realizadas nas Unidades Operacionais do SENAI-RJ, também patrocinadas pela empresa. Nas áreas de Tecnologia e Meio Ambiente, serão oferecidos descontos de 20% às empresas da Gerência de Associativismo, no ato da contratação dos serviços de assessoria.

Assessoria Econômica - Desconto de 40% será dado a empresas incluídas na Gerência de Associativismo, no ato da contratação dos serviços de pesquisa salarial. Além disso, a empresa receberá, gratuitamente, o Cadastro Industrial e/ou Cadastro de Moda, produzidos pela FIRJAN. O empresário que desejar obter o certificado de origem de comércio exterior poderá consegui-lo junto ao Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIRJAN-Sebrae, com direito a desconto de 15%. Quem desejar promover um evento na sede da FIRJAN terá direito a desconto de 30% no ato da contratação dos espaços e serviços.

Esporte e Lazer - A empresa pode se associar ao SESI Clube, para isso assinando um convênio como Pessoa Jurídica, com direito a 18% de desconto em folha, na categoria Familiar.

A ficha de pré-filiação a empresas interessadas em se associar está disponível aqui.

Mais informações pelo telefone 0800 0231 231 e/ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .