Confecção compartilhada: equipamentos acessíveis que podem ser alugados por hora

Já imaginou poder utilizar equipamentos de confecção, de alta tecnologia, automatizados, de forma compartilhada? Ontem foi lançado o projeto Costure Melhor Aki, uma iniciativa da Kappauns, com e o Sindicato das Indústrias de Confecções (SindCon) que oferecerá a população máquinas de confecção que poderão ser alugadas por hora.

Para utilizar é necessário que a pessoa tenha conhecimento prévio do equipamento. São 20 máquinas de ponta para compartilhamento por locação ou período, incluindo desde overloques modernas até automação de bolso. Jorge Kappaun, consultor de tecnologia e equipamentos no mercado de confecções, explica que para utilizar não é necessário agendamento prévio. Basta o interessado ir até o local e fazer o aluguel das máquinas, pelo tempo que precisar.

Foto: Alexandre Carius – Jornal Tribuna de Petrópolis

A opção do aluguel é uma excelente oportunidade para que o micro e pequeno empreendedor tenha acesso às ferramentas de ponta, sem que precise de um alto investimento. “São equipamentos muito rápidos e com uma capacidade produtiva grande. Para o micro e pequeno empreendedor, às vezes, não vale a pena investir na compra de um equipamento desse, mas vale a pena usar de forma compartilhada”, destacou.

A Firjan e Senai Modas são apoiadores da iniciativa e estiveram presentes ontem durante o lançamento na sede da Kappauns, na Rua Teresa, 1.241. O Sebrae tem um papel importante na orientação e na ajuda da formalização desses profissionais, que se tornam microempreendedores. Segundo a analista Renata de Paiva Bento, do Sebrae, “essa formação vem crescendo em Petrópolis, já que a demanda de produção de roupas está se adaptando às transformações do mercado”.

A Márcia Cristina Damasceno, coordenadora do curso de costura da entidade filantrópica Associação Santa Catarina, esteve no evento para conhecer o projeto e contou que viu como positiva a iniciativa. “Recebemos o convite e viemos hoje para conhecer o maquinário, porque temos intenção de atualizar o curso. E também é uma forma de apresentar para os alunos. E com o Sebrae queremos incluir o empreendedorismo na grade de aulas, para que os alunos já saibam como proceder ao sair do curso”, disse.

“O universo conspira para o compartilhamento. E a Kappauns está no mercado há 32 anos, agora é a hora de democratizar a tecnologia”, completou Jorge Kappaun. O aluguel das máquinas variam, uma hora custa R$ 49,99 e a partir de duas horas R$ 39,99 (cada). O Costure Melhor Aki funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, de 9h às 13h, na Rua Teresa, 1.241.

Fonte: Jornal Tribuna de Petrópolis