Voltar a notícias

Giro Moda mostra tendências que estarão nas vitrines no outono e inverno

Cinquenta pessoas participaram nesta quarta-feira (28) de mais uma edição do Giro Moda, em Petrópolis. Dessa vez, os especialistas da FIRJAN fizeram uma análise de produtos e conceitos apresentados nas maiores feiras do setor de moda do mundo: a Première Vision, voltada para setor têxtil e de confecção; a Interfilière, que apresenta as novidades de lingerie, roupas de banho e ginástica, ambas em Paris, na França; e a Micam, de calçados realizada em Milão, na Itália.

O objetivo foi apresentar tendências e comportamentos, além de produtos e matérias-primas que estarão presentes nas coleções de outono e inverno em 2019. A ação permite que as áreas criativas e de design das empresas possam utilizar as informações técnicas e de qualidade para o desenvolvimento e criação de peças.

A apresentação mostrou três diferentes tipos de influências externas que afetam diretamente o mundo da moda e refletem os comportamentos que irão direcionar o consumo nos próximos anos: Transgenese, Icyber e Mix Maker. A primeira terá looks mais impactantes com sobreposição de estampas e de tipos de tecidos, com destaque para peças estonadas, puídas e desfiadas. “A intenção desse público é chamar a atenção e desconstruir um modelo predefinido, questionando a referência padrão”, explicou a especialista, Elaine Andrello.

Já o Yciber é caracterizado por apresentar roupas lisas, com menos contraste de cores e looks monocromáticos, utilizando o preto ou cinza. Referências às marcas esportivas são muito comuns neste perfil.  “Aqui para o consumidor é fundamental a praticidade e o conforto, mas sem abrir mão da elegância”, destacou Eliane.

Entre os consumidores que integram o Mix Maker, os valores e as causas sociais e sustentáveis são mais importantes do que o estilo e cores. Neste grupo estão clientes que se importam com o impacto produtivo das roupas e se preocupam em rastrear o produto que consomem, como a origem da matéria-prima, por exemplo. “O compartilhamento das informações e a solução integrada é uma das principais características deste perfil. As peças tem mais cores e a customização de diversos elementos como o patchwork nas peças é cada vez mais comum”, lembrou.

Segundo a especialista, cores fortes, rendas e bordados seguem superando estações e continuam presentes nas novas coleções. O xadrez também será explorado, mas com diferentes aplicações, que variam da monocromia até cores chamativas.

Entre os acessórios, a bolsa de mão será a peça mais comum, assim como os sapatos de salto alto e scarpins que voltam à cena. As botas de cano alto ficam mais longas e os solados e plataformas mais aparentes.

Addison Meneses, empresário e presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Chapéus de Senhoras de Petrópolis (Sindcon), destacou a importância do Giro Moda. “Há muita informação em todo lugar. Antes, para se ter informação sobre as coleções era preciso visitar as feiras. Hoje, a internet resolve essa questão, mas a organização das informações e a aplicabilidade delas é o que faz a diferença. Aqui, os especialistas dão o direcionamento de como cada tendência será usada”, disse.

Para a designer de moda, Marcia Macharotto, a palestra traz conteúdo relevante e atualizado sobre o que acontece na moda nas principais vitrines do mundo. “É sempre construtivo participar desses encontros. São informações novas que nos dão a certeza de que estamos fazendo as escolhas certas na hora de planejar as coleções”, enfatizou.

Além de Petrópolis, o ciclo de palestras percorrerá outras regiões do estado do Rio. O próximo município a receber o Giro Moda será Campos, em 3 de abril, e depois seguirá para Itaperuna, Nova Friburgo, Três Rios, Niterói, Cabo Frio e Vota Redonda.

Fonte: Diário de Petrópolis