Voltar a notícias

Indústria fluminense segue trajetória de contratações e cria mais de 4.500 empregos em setembro

O setor industrial do Rio de Janeiro foi responsável pela criação de 4.508 postos de trabalho em setembro seguindo a trajetória de recuperação dos empregos em julho (+1.311) e agosto (+4.346) e, que já somou mais de 10 mil empregos. Com a nova alta, o segmento de Produtos de Metal, recuperou todas as vagas perdidas entre março e junho, meses mais afetados pela pandemia da Covid-19, e registra ganho líquido de vagas no ano. Outro destaque são os Produtos de Borracha e Material Plástico com saldo de 66,7% de vagas recuperadas entre julho e setembro. Ao todo, a indústria do Rio já recuperou 28,3% das vagas perdidas entre março e junho. Os dados constam na plataforma Retratos Regionais da Firjan, que traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.

Diferente de meses anteriores, onde a Construção Civil foi a principal responsável por impulsionar o setor industrial, em setembro a Indústria de Transformação foi quem mais contratou, com 2.565 novos postos de trabalho, seguida pela Construção Civil (+1.849), Serviços Industriais de Utilidade Pública – SIUP (+75) e Indústria Extrativa (+19).

Com a evolução acentuada no volume de empregos gerados todas as regiões fluminenses registraram saldo positivo em setembro, porém com diferentes níveis de recuperação. Enquanto a Capital apresenta indicador de retomada próximo ao observado no Estado como um todo (25,6% dos empregos industriais já recuperados), na região Centro Sul o setor industrial já recuperou 82,3% das vagas perdidas. Na Baixada Fluminense, 72,7% das vagas na Indústria e na Construção Civil fechadas durante a pandemia já foram reabertas – com destaque para a região de Nova Iguaçu, onde o indicador atinge 97,8% de recuperação. No Leste Fluminense esse percentual atingiu 53,0%, no Noroeste, 44,8% e no Centro Norte, 29,1%.

Estado do Rio tem segundo saldo positivo consecutivo

No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em setembro 8.901 vagas, segundo resultado positivo consecutivo, também mostrando aceleração em relação ao resultado de agosto (+5.297). Cabe ressaltar que em setembro 71 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo de contratações.

Comércio abriu 4.386 vagas e recuperou e já recuperou 15,3% do total de vagas perdidas pela pandemia. O setor de Serviços, com saldo de 163 postos de trabalho, apresentou seu primeiro resultado positivo desde fevereiro, mas permanece como o segmento que mais perdeu vagas no estado em 2020.

Fonte: Firjan