Rede de lojas Marisa apresenta processo de compras para empresários de moda

Encontros de negócios são estratégicos para ampliação de mercado. Em uma ação voltada para a indústria da moda fluminense, o Sistema FIRJAN promoveu aproximação entre empresários do setor e Lojas Marisa. A rede varejista apresentou seu sistema de compras e principais demandas. O objetivo foi iniciar um processo seletivo de novos fornecedores para 2018.

“Atualmente, nossas principais demandas são de lingeries e moda praia”, explicou Jaqueline Maneiro, gerente geral de Sourcing da rede. A marca trabalha com a quantidade mínima de 3.000 peças e prazo de pagamento de 110 dias. Para ser fornecedor, é necessário ter o selo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).

Segundo Jaqueline, três características são fundamentais para conseguir atender às Lojas Marisa: qualidade, custos acessíveis e capacidade de entrega. A empresa também considera importante que seus fornecedores invistam em responsabilidade social. Por isso, fiscaliza com regularidade seus parceiros comerciais para verificar se estão de acordo com sua política de trabalho.

Antonio Berenguer, diretor do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), ressaltou a necessidade da aproximação com o varejo para desenvolver o setor: “A indústria têxtil no Brasil emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas diretamente e tem grande potencial de expansão, inclusive para o comércio exterior, mas sofre com problemas trabalhistas que encarecem suas produções”.

Tatiana Zaharoff, sócia-proprietária da Elle Cinq, enxergou possibilidades de fornecer para a companhia: “Vou estudar a melhor forma de atraí-los com os meus produtos e enviarei um kit para avaliação. É essencial dar esse primeiro passo”.

Voltada para mulheres da classe C, a rede tem 389 lojas espalhadas pelo Brasil e uma base de 160 fornecedores. O encontro aconteceu em 29 de junho, na sede da Federação.