Voltar a notícias

Retratos Regionais: anuário tem mais de 300 mil informações sobre municípios fluminenses

Imagine encontrar 300 mil dados socioeconômicos do Rio e poder fazer buscas relativas às 10 regiões e aos 92 municípios fluminenses. Isso agora é possível, com a nova edição do Retratos Regionais – Anuário Econômico 2018, uma versão potencializada do já conhecido Retratos Regionais. A ideia da ferramenta, lançada pela Firjan no mês de julho, é auxiliar gestores privados e públicos na tomada de decisão.

“A vantagem é agrupar uma gama muito grande de informações, com série histórica, contribuindo para a elaboração de análises sob diferentes óticas, dentro da mesma base de dados. Um produto único e gratuito, que vai servir de insumo para auxiliar os decisões em negócios e também em políticas públicas”, ressalta Julia Pestana, analista de Estudos Econômicos da federação.

O trabalho traz informações sobre PIB, renda, escolaridade, valores referentes à arrecadação, mercado de trabalho, principais setores industriais, qualidade da energia elétrica e da banda larga, roubo de cargas e letalidade violenta, entre outros. Inclui, portanto, indicadores de diversas fontes, como IBGE, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Ministério do Trabalho, e também os Índices Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) e de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

A maior parte das informações possui série história de mais de 10 anos. “Ou seja, podemos ver a fotografia do momento atual e contar a história dos municípios, das regiões e do estado”, observa Julia.

Até então, o Retratos Regionais – Anuário Econômico trazia cartilhas com análises e um grupo menor de variáveis. Agora, além das cartilhas, apresenta uma tabela resumida, um texto analítico e um banco de dados com todas as informações.

Além do anuário, trimestralmente a Firjan também elabora o Retratos Regionais – Cenário Econômico, com análise da conjuntura das regiões do estado. A próxima edição, de agosto de 2018, será transmitida via YouTube.

Acesse Retratos Regionais – Anuário Econômico 2018.

Fonte: Firjan